top of page

Blog Pratic

3. Enfim, os micro-organismos!


No post anterior, falamos sobre como a humanidade começou a entender um pouco mais sobre as causas das doenças. Apesar dos avanços que já citamos, o grande impulso para realmente identificar as causas das doenças e curá-las veio com um instrumento inovador: o microscópio.

Antes dele, Paracelsus já mandava seus clientes tomarem pequenas doses de minerais e metais para curar certos males. A maior parte dos cientistas, nos séculos XV e XVI, já tinha como certa a ação de agentes externos causadores de doenças. Mas foi com o aperfeiçoamento do microscópio, já no século XVII, que esses agentes puderam ser vistos pela primeira vez!

A invenção do microscópio é considerada uma evolução de diversas técnicas, e por isso não há consenso sobre quem foi seu inventor. Um dos primeiros e mais famosos cientistas a usá-lo, no entanto, foi o francês Louis Pasteur. Ele é um dos pais da microbiologia, exatamente por ter sido um dos pioneiros na observação dos tais agentes externos: os micro-organismos.

A microbiologia abriu campo para a melhor compreensão das doenças e, como consequência, para a cura delas. Quase todos os desenvolvimentos de Medicina e da Química se originam daí. Pasteur foi um dos muitos que começaram a desenvolver medicamentos e vacinas a partir de então, e ficaria ainda mais famoso pela invenção do processo conhecido como pasteurização. Mas essas inovações ficam para o próximo post!

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page