top of page

Blog Pratic

Como comercializar pescado em feiras livres


pescado

O pescado é um alimento altamente perecível, entrando em estado de putrefação rapidamente caso não seja corretamente armazenado e manipulado. As condições higiênico sanitárias de uma feira livre devem seguir as boas práticas de manipulação para minimizar a contaminação do alimento. As contaminações podem ocorrer por falta de cuidados básicos de transporte, armazenamento, exposição, conservação e comercialização.

Os feirantes devem estar corretamente uniformizados, com aventais limpos, de cor clara, touca descartável ou rede para prender o cabelo e sapatos fechados. A exposição para a venda pode ser feita em balcões de aço inox ou alvenaria, revestidos com azulejos, preferencialmente de cor clara, lisos e impermeáveis. O balcão deve ser coberto e o pescado totalmente envolvido por gelo, ou seja, em camadas gelo-peixe, para manter todo frescor do pescado.

Para que permaneçam frescos, os produtos expostos devem receber gelo salpicado com frequência, exceto filés e postas. Para filés e postas, deve-se ter um plástico ou filme de pvc sobre o gelo, para que as peças não fiquem em contato direto. O pescado deve estar conservado a uma temperatura entre 0ºC e 4ºC.

A comercialização de alimentos de origem animal em feiras livres, expostos em barracas, sem refrigeração, sem proteção e na presença de poeira e insetos pode alterar a qualidade do produto.

Fiquem atentos!

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page