4. Combatendo o inimigo
Olá! Ficou com saudade dos nossos posts? Demoramos um pouquinho, mas voltamos com força total!
Hoje vamos falar sobre o que aconteceu depois que os micro-organismos foram identificados pelos cientistas. E uma das primeiras coisas foi a descoberta de formas de combater esse tipo que virou inimigo número 1 da nossa saúde.
Quando falamos de agentes patológicos, há duas formas principais de combate: evitar que eles se manifestem ou, se não der tempo pra isso, acabar com eles logo que aparecem. Para evitar o ataque de vários agentes causadores de doenças, é possível criar um meio impróprio para sua proliferação. Ou seja: evitar que as condições ideais para seu desenvolvimento estejam presentes.
E quem descobriu uma maneira bem eficaz de fazer isso foi nosso amigo Pasteur, já citado no post anterior. Ele criou um método que ficou conhecido como pasteurização, e que é muito usado, até hoje, para destruir micro-organismos patogênicos nos alimentos. Consiste no aquecimento dos alimentos seguido de um rápido resfriamento, o que é suficiente para matar os agentes nocivos. Depois disso, produtos como o leite, por exemplo, podem ser conservados em embalagens seladas por muito mais tempo, o que facilita o transporte e a distribuição, tornando os alimentos mais acessíveis e seguros.
Outras formas importantes de combate aos micro-organismos são as vacinas, os antibióticos, a desinfecção, a esterilização... mas isso fica para as próximas semanas. Até lá!