top of page

Blog Pratic

5. O milagre das vacinas


vacina

Você já viu aqui que a existência dos micro-organismos foi confirmada no século XVII, através da sua observação em microscópios. Desde então, e até hoje, muitos cientistas buscam maneiras de eliminar esses agentes patogênicos e erradicar várias doenças.

Um das formas mais eficientes para o combate às doenças são as vacinas, porque elas impedem que os micro-organismos entrem em ação. Seu truque é simples: elas colocam os agentes enfraquecidos em contato com o nosso corpo, que cria anticorpos para combatê-los. Depois disso, se a pessoa vacinada tiver contato com aquele agente patológico em sua forma normal, o corpo já sabe contra-atacar.

Vacinas combatem agentes causadores de muitas doenças, desde a gripe comum até algumas mais graves, como catapora, varíola, poliomelite... Várias doenças são consideradas erradicas, hoje, graças às vacinas. A erradicação de uma doença significa que ela praticamente desapareceu, pois não há novos casos registrados há muito tempo.

Entre o final do século XVIII e início do século XIX, os estudos sobre vacinas foram ganhando fama. Porém, até o início do século XX, muita gente ainda não acreditava na eficiência delas. No Brasil, um episódio interessante foi a Revolta da Vacina, em 1904, no Rio de Janeiro. Várias pessoas invadiram prédios públicos e fizeram protestos nas ruas porque o governo determinou que todos deveriam ser vacinados contra a varíola. Como a maioria das pessoas não entendia como as vacinas funcionavam, tiveram medo de receber o tratamento.

Felizmente a revolta foi contida e a vacinação continuou. Em pouco tempo, a varíola estava erradicada na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, vacinas são demais!

Agora espere para conhecer o poder dos antibióticos...

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page