top of page

Blog Pratic

8. Transmissão de doenças


Nossa série está chegando ao fim... Já discutimos bastante sobre as primeiras descobertas em relação à nossa saúde, à prevenção e à cura de doenças. Hoje vamos falar um pouco sobre como adoecemos - e começar a refletir um pouco mais sobre como nos mantermos saudáveis, que é o mais importante.

As pessoas adoecem de duas maneiras principais: ou o nosso organismo desenvolve uma doença ou ele a adquire. No primeiro caso, trata-se grupos de patologias caracterizadas pela ausência de microrganismos; ou seja, são doenças não infecciosas. Alguns exemplos são hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, asma, Insuficiência renal, reumatismo e problemas de saúde mental. Algumas delas são causadas por maus hábitos e falta de cuidados com a saúde, enquanto outras surgem espontaneamente, sem que a pessoa possa fazer nada para evitar.

O segundo grupo é o das doenças transmissíveis, também chamadas de infecciosas. São aquelas doenças que "pegamos". A transmissão pode ser direta - quando pegamos a doença de outra pessoa ao entrar em contato com ela ou com suas secreções - ou indireta - quando o agente da doença vive fora do corpo do doente antes de atacar outra pessoa. O micro-organismo pode viver dentro de um mosquito, por exemplo, e ser transmitido pela picada. Também pode viver num pedaço de carne ou numa verdura que comemos.

A água, o ar, o solo e os alimentos podem estar contaminados e servirem como veículos para a transmissão de doenças. É exatamente por isso que entram em cena as estratégias de desinfecção, das quais vamos falar na próxima semana. Até lá!

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page