top of page

Blog Pratic

9. Limpeza, desinfecção e esterilização


A gente já discutiu bastante sobre transmissão e cura de doenças infecciosas. Agora vamos caminhar para uma coisa ainda mais importante: as maneiras de evitar que elas aconteçam.

A prevenção é muito mais inteligente do que a cura. É mais barata, preserva a saúde e evita riscos. No caso dos alimentos, a falta de cuidado na sua conservação, preparo ou consumo pode provocar as chamadas Doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Elas são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, principalmente por bactérias, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como os agrotóxicos.

O caminho mais completo para evitar as DTAs passa pelas etapas de limpeza, desinfecção e esterilização, que vão variar dependendo do tipo de alimento e devem envolver também tudo o que entrará em contato com esses alimentos - utensílios, maquinário e pessoal . A limpeza consiste na remoção das sujeiras mais grosseiras e visíveis, e pode ser feita com água e sabão na maioria dos casos. Já a desinfecção é um processo que requer produtos específicos - como cloro, hipoclorito de sódio e álcool e muitos outros. Ela é capaz de eliminar uma grande parcela dos microrganismos.

A esterilização, por sua vez, é um complemento mais eficaz para a eliminação de todas as formas de vida, como bactérias, fungos, vírus e esporos. O mais comum é esterilizar utensílios, máquinas e bancadas. Alguns alimentos também podem ser esterilizados, principalmente através da pasteurização - que já discutimos em outro post.

Para garantir que os alimentos não sejam agentes transmissores de doenças, várias leis e entidades se articulam no Brasil e no mundo. No último episódio da nossa história, vamos falar sobre elas.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page