top of page

Blog Pratic

Brasil toma medidas preventivas em relação ao coronavírus


O governo federal já notificou a área de portos, aeroportos e fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as medidas de prevenção à entrada do coronavírus no País. A doença já causou 17 mortes na China e foi confirmado o primeiro caso nos Estados Unidos, em um viajante vindo do país asiático. A área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde também foram notificadas para seguir as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As recomendações que foram repassadas às áreas de vigilância sanitária de aeroportos, portos e fronteiras incluem a revisão dos fluxos de investigação de casos identificados nesses pontos de entrada no Brasil - hospital de referência para encaminhamento, investigação de contatos com outras pessoas, por exemplo. Abrange também a revisão da capacidade instalada de primers e testes diagnósticos para investigação e descarte de agentes etiológicos respiratórios conhecidos.

Conforme o Ministério da Saúde, as medidas de prevenção estão sendo revistas principalmente nos principais aeroportos de conexão proveniente da China para avaliação de riscos. Entre eles estão os aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro, Brasília e Campinas (Viracopos). Assim como os aeroportos e postos de fronteira, as redes estaduais e municipais de saúde foram notificadas para considerar a hipótese do coronavírus em caso de pacientes com sintomas.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page