top of page

Blog Pratic

5 alimentos que dão um gás extra para você começar a se exercitar


Para alguns brasileiros, o ano começa, pra valer, em fevereiro. Bem... alguns preferem esperar o carnaval passar. Mas, brincadeiras à parte, é comum começar o ano com alguns quilinhos a mais depois das festas e das férias. Ou, simplesmente, queremos começar mudando nosso estilo de vida, e a prática de exercícios costuma ser o primeiro item da lista.

Par dar aquela força, trazemos aqui, com a ajuda do Uol, uma relação de alimentos que dão aquele gás fundamental para que o corpo aguente melhor o novo ritmo - e também alguns que devem ser evitados, para diminuir o risco de "roubo" de energia. Além de inclui-los na dieta, devemos manter, no dia a dia, uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, variada e especialmente com alimentos de menor grau de industrialização.

Dosar a alimentação também é importante. Antes da atividade física, é interessante ingerir uma refeição mais leve, para garantir um mínimo de energia para a realização do exercício. E, após a atividade, é o momento de recuperar o músculo, portanto a refeição pós-exercício deve ser mais completa.

Então, anote aí:

- Banana: É uma fruta rica em carboidrato e que fornece energia, fibras, magnésio, potássio e triptofano, evitando a fadiga e a fraqueza muscular.

- Aveia: É fonte de energia por ser composta principalmente por carboidratos e por ter alta concentração de vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo a converter os nutrientes em energia. Também ajuda na recuperação muscular e dá uma sensação de saciedade praticamente instantânea, o que é ótimo para uma refeição pré-treino.

- Batata-doce: Excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia e com alto teor de fibras, a batata-doce fornece energia e colabora com o bom funcionamento intestinal.

- Ovos: São fonte de diversos nutrientes, como vitaminas A, D, E e K e ômega 3. Mas a energia vem principalmente da proteína, que fornece a energia em si, e das vitaminas do complexo B, que auxiliam o organismo na conversão de nutrientes em energia.

- Oleaginosas: Castanhas, nozes, avelã e amendoim são ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (as gorduras boas), que são convertidas de forma imediata em energia pelo organismo.

Fonte: Uol

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page