top of page

Blog Pratic

Sujar-se na terra é o mais moderno antidepressivo!


Mesmo em um ambiente urbano, um pequeno vaso de manjericão no parapeito da janela pode iluminar o seu dia. Mas há uma explicação cientifica que justifique isso? Por que sujar as mãos nos faz sentir bem?

Um estudo da Universidade do Colorado diz que sim. Um estudo examinou uma bactéria específica do solo, a Mycobacterium vaccae, e seu potencial papel na regulação do comportamento emocional. O solo, especialmente com matéria orgânica abundante, contém bactérias saprófitas, o que significa que elas vivem longe da matéria orgânica morta e apodrecida. Os seres humanos co-evoluíram com estas bactérias por mais de mil anos, e elas têm demonstrado afetar o sistema imunológico de uma maneira a eliminar inflamações. Isto significa que estas bactérias podem ser úteis na prevenção ou no tratamento de doenças com processos inflamatórios.

Isso inclui condições como a asma, mas também, talvez, transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse, caracterizadas por inflamação elevada, tais como transtorno depressivo ou transtorno de estresse pós-traumático. A regulação do sistema imunológico é de fato ligada à biodiversidade do ambiente natural. Nós mos beneficiamos de estar ao ar livre e expostos a coisas como solo e animais, pois dessa forma estamos expostos a microrganismos.

A explicação mais provável para os benefícios à saúde da exposição a fazendas, cães em casa e espaço verde é que o ambiente natural (incluindo os animais) é um recurso que fornece organismos dos quais precisamos. Após anos de estudos, os cientistas concluíram que a regulação do sistema imunológico é de fato ligada à biodiversidade do ambiente natural.

Fonte: Agronews

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page