top of page

Blog Pratic

Conheça os substitutos do sal nos alimentos industrializados


O sal é formado por pequeninas moléculas de cloreto de sódio. Sabemos que o consumo de sal deve ser controlado: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5 gramas de sal por dia, ou seja 2.400 miligramas de sódio. Mas, quando o tiramos dos alimentos, perdemos em sabor, textura e, ainda por cima, alguns deles ficam conservados por menos tempo.

Muitos estudos mostram que os brasileiros consomem mais que o dobro da quantidade recomendada. Desde 2011, um acordo entre o Ministério da Saúde e as indústrias de alimentos propôs a redução gradual do sal nos alimentos industrializados. Para agradar o paladar dos consumidores, as indústrias precisam encontrar substitutos.

Conforme o alimento, a indústria pode usar o extrato de levedura em substituição ao sódio. Nos biscoitos, tanto salgados como doces, no lugar da adição de sal é possível utilizar o permeado, um produto obtido da proteína de soro de leite com alto teor de sais minerais e lactose. Outra estratégia é lançar mão do aroma salgado, porque muito do que a gente percebe como paladar vem do que o olfato capta da comida.

Mas o ingrediente mais utilizado como substituto de sal é o cloreto de potássio, que muitas vezes confere um sabor metálico aos produtos. Por isso ele deve ser combinado com aromas naturais ou idênticos aos naturais para compensar. Conheça todos os detalhes no blog da Georgia Castro.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page