top of page

Blog Pratic

Como alguns países conseguiram controlar o coronavírus?


Taiwan, Singapura e Hong Kong estão próximos a China, mas contrariaram as expectativas de também contarem com um alto número de casos de coronavírus ao conseguirem manter o controle diante da pandemia sem fazer uso de nenhuma medida drástica. Os três países tentam evitar que o pesadelo com a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), em 2003, se repita e colocam em prática algumas lições aprendidas na época.

Para eles, a preparação para uma epidemia começa anos antes de um surto. Se o número de leitos ou médicos fosse cortado ao longo dos anos, por exemplo, seria muito difícil compensá-lo em um curto período de tempo. Desde janeiro deste ano, os governos já compilaram uma lista de 124 itens de ação, que incluíam controle de fronteiras, políticas escolares e de trabalho, planos de comunicação pública e avaliação de recursos hospitalares.

Ainda é cedo para qualquer tipo de comemoração, mas é fato que o baixo número de infectados nos três países contrasta com os da China e outras partes do mundo. Até este sábado, Singapura tinha confirmado 212 casos e nenhuma morte entre uma população de 5,6 milhões de pessoas. Atualmente, Hong Kong, que tem 7,3 milhões de habitantes, apresenta 131 casos confirmados, incluindo 4 mortes, contra os mais de 1.350 da província chinesa de Guangdong, que é vizinha a Hong Kong. Já Taiwan conta com 50 casos confirmados – entre eles, uma morte – para uma população de cerca de 23,7 milhões de pessoas.

Conheça todas as medidas adotadas na reportagem do G1.

Fonte: G1

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page