top of page

Blog Pratic

Como evitar contaminação ao entrar e sair de casa


Uma das principais medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) é o isolamento social com atenção redobrada aos protocolos de higiene, em especial, a lavagem correta e frequente das mãos com água e sabão líquido. No entanto, há os que necessitam sair de casa, como os profissionais de saúde, os que têm urgência de um produto e não podem aguardar a entrega da farmácia ou do supermercado, ou ainda quem precisa dar uma rápida volta com o animal de estimação.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio reuniu algumas ações a serem adotadas ao sair e ao chegar em casa, que ajudam a reduzir os riscos de contágio da doença. Entre as orientações, recomenda-se proteger os braços com o uso de peças de mangas longas; manter os cabelos presos e evitar brincos, anéis e pulseiras; e, se possível, não utilizar transportes públicos.

Caso a pessoa tenha algum sintoma de gripe, antes de sair, uma opção é usar máscara, de preferência de tecido e individual, a ser lavada assim que chegar em casa. Ainda sobre o uso das máscaras, é preciso muita atenção para não haver contaminação, tanto na colocação quando na retirada, começando pela higienização das mãos.

Quem for à rua sem proteção e sentir vontade de tossir ou espirrar deve lembrar de nunca recorrer às mãos. O protocolo é cobrir a área da boca e do nariz com o cotovelo ou um lenço descartável que em seguida deve ser acondicionado em um saco plástico duplo e imediatamente fechado com nós e depositado em lixeira com tampa acionada por pedal, sem uso das mãos.

Já para quem precisa sair com o pet, a orientação é estar atento e não deixar que ele se esfregue em paredes, pilastras ou outros lugares. Sobre o uso de dinheiro, quando não puder ser evitado, busque imediatamente meios de higienizar as mãos: água corrente e sabão líquido ou álcool 70% em gel. E é sempre bom reforçar as recomendações básicas de manter distância de, pelo menos, um metro e meio das outras pessoas e não tocar o rosto antes de lavar as mãos.

Ao chegar em casa, é fundamental que a pessoa cumpra, antes, os protocolos de higiene. Comece tirando os sapatos e deixando na entrada. Em seguida, retire as roupas que, de preferência, devem ser lavadas ou, pelo menos, mantidas em uma sacola plástica até serem utilizadas novamente. A lavagem das peças deve ser feita com alvejante e, se possível, acima de 60°. Quanto às bolsas, carteira e chaves, deixe-as em uma caixa na entrada da casa e, assim que possível, tome banho. Se não puder, lave bem todas as áreas expostas, como mãos, punhos, rosto e pescoço. Para quem levou o cão, é fundamental desinfetar também as patinhas do animal.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page