top of page

Blog Pratic

Como usar e higienizar máscaras caseiras


Com o objetivo de se proteger do novo coronavírus, a população brasileira deu início a uma busca frenética por máscaras, o que levou à sua escassez no mercado. Em consequência, a confecção de máscaras caseiras tem se tornado uma alternativa.

Mas alguns cuidados são essenciais na produção da máscara. A começar pela escolha do tecido, que deve ser hipoalergênico, à base de algodão, além de espesso e resistente. Além disso, é preciso ter atenção para que a máscara cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O Ministério da Saúde ressalta que a principal prevenção contra o novo vírus continua sendo não sair de casa. Mas, se for preciso sair, usar a máscara corretamente e manter a distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas são medidas fundamentais. É importante também sair sempre com mais de uma máscara para o caso de precisar trocar. Ao respirarmos e conversarmos, a máscara molha e perde a barreira de proteção. Aí, devemos trocar.

Para os especialistas, os pontos mais importantes a serem observados são:

- Usar a máscara por, no máximo, três horas.

- Não compartilhar a máscara com ninguém.

- Não tocar na máscara sem higienizar as mãos.

- Manter a máscara num saquinho plástico antes e depois do uso.

- Após cada uso, higienizar a máscara com água sanitária e sabão, deixando de molho por 30 minutos. Depois é só enxaguar, colocar para secar e passar com ferro antes de guardar.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page