top of page

Blog Pratic

Em países que aplicam a vacina BCG, como o Brasil, covid mata 10 vezes menos


Os países que não têm política de vacinação BCG tiveram dez vezes mais mortes com a covid-19. O levantamento, feito por médicos nos EUA e no Reino Unido, analisou dados de 178 países.

O BCG, ou Bacillus Calmette-Guérin, é uma vacina contra a tuberculose administrada em recém-nascidos de países que historicamente sofrem com a doença. Países mais ricos, como EUA, Itália e Holanda, nunca tiveram uma política universal de vacinação contra BCG.

O estudo analisou a mortalidade causada pelo novo coronavírus entre 9 e 24 de março em 178 países e concluiu que a incidência do covid-19 foi de 38,4 por milhão nos países com vacinação BCG em comparação com 358,4 por milhão nos países que não aplicam a vacina. A taxa de mortalidade segue o mesmo padrão: foi de 4,28 a cada um milhão nos países com programas BCG e 40 pessoas a cada milhão nos países sem esse programa.

Os autores do estudo afirmam que a magnitude da diferença (quase 10 vezes) na incidência e mortalidade da covid-19 entre países com e sem um programa de vacinação contra o BCG foi surpreendente.

Fonte: R7

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page