top of page

Blog Pratic

Qual a relação entre nutrição e imunidade?


Diariamente, o corpo humano é exposto a uma ampla gama de estímulos com potencial para comprometer a saúde e o bem-estar. A exposição a vírus, bactérias, estresse e poluição do ar, por exemplo, pode contribuir para um risco aumentado de infecções e de doenças.

Por outro lado, o sistema imunológico é a defesa natural do organismo contra os agentes que prejudicam a saúde. Mas, para que esse sistema funcione ativamente, e em seu potencial máximo, é importante que ele esteja fortalecido. Existem evidências de que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e outros compostos bioativos (como os polifenóis) ajudam a manutenção do sistema imunológico.

O consumo de refeições balanceadas, contendo porções adequadas de alimentos como frutas, lácteos, carnes, ovos, peixes, feijões e oleaginosas – garantem o aporte adequado desses nutrientes. Além disso, o consumo regular de alimentos enriquecidos com vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3 ajuda a garantir a ingestão diária recomendada desses nutrientes em diferentes fases da vida, já que muitas vezes não conseguimos manter uma rotina alimentar adequada.

Por outro lado, indivíduos com hábitos alimentares desequilibrados estão sujeitos a um estado inadequado de nutrientes, o que pode resultar em desnutrição e um fenômeno conhecido como "fome oculta". A fome oculta, isolada ou combinada a fatores como sedentarismo, hábito de fumar, estresse e uso de medicamentos, compromete a qualidade da resposta imunológica e a saúde em geral.

Fonte: ABIA

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page