top of page

Blog Pratic

Tamanho continental e desigualdade social aumentam desafios do Brasil no controle da covid-19


Diferentemente da maioria dos países, o Brasil tem um grande desafio para controlar a epidemia do novo coronavírus: seu tamanho continental. Sua extensão de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, além das desigualdades sociais e regionais, tem como consequência grandes distâncias entre as pequenas cidades do interior - com poucos recursos para tratamentos da doença - e as capitais e grandes centros urbanos, onde estão os principais hospitais e o maior número de equipamentos e profissionais da área médica.

Um estudo, liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prevê que o sistema de saúde do Estado ficará sobrecarregado em um mês se houver 1% de casos graves entre o total. A pesquisa também mostra que essa situação não é muito diferente da nacional, se a mesma taxa de infecção da população for alcançada em igual período.

Nas regiões onde há pouca oferta de leitos e respiradores, por exemplo, os pacientes graves precisarão ser encaminhados para outras cidades, algumas a até 200 km de distância, que ofereçam o tratamento necessário. A extensão do país interfere na capacidade de ação das autoridades na tentativa de controlar a expansão e o impacto da doença.

Gerenciar uma crise sanitária em um país continental, que tem historicamente negligenciado a saúde da população, não é fácil em tempos de bonança econômica e certamente será ainda mais complicado na situação na qual nos encontramos atualmente.

Mas o gigantismo do Brasil não é, no entanto, o único problema que dificulta o controle da epidemia no país. A diferente distribuição da população e da riqueza entre as distintas regiões brasileiras repercute na distribuição dos recursos médico-sanitários. Há maior concentração de profissionais de saúde e de equipamentos (hospitais, laboratórios, leitos hospitalares e de UTI) nas regiões mais ricas. E dentro de cada uma a distribuição também é desigual, com recursos se concentrados nas maiores cidades.

Fonte: Uol

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page