top of page

Blog Pratic

Quando teremos vacina contra o coronavírus?


Ainda não há uma vacina para se proteger contra o coronavírus, mas há iniciativas de pesquisadores de todo o mundo que prometem entregar uma forma de imunização ainda em 2021.

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita. Depois, passam para os testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais, para demonstrar a segurança do produto; e depois para os ensaios clínicos, que podem se desdobrar em outras fases.

Uma vacina, normalmente leva de 10 a 15 anos para ser desenvolvida. A vacina contra a dengue, por exemplo, ficou 15 anos em pesquisa. Mas o tempo para o desenvolvimento depende muito do investimento que é destinado às pesquisas. Atualmente, devido à gravidade da situação, há uma necessidade de urgência para se chegar logo ao resultado.

Na primeira quinzena de março, cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. As autoridades de saúde do país disseram, no entanto, que o processo de criação da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses.

Poucos dias depois, foi a vez de a China anunciar a autorização para os testes clínicos da vacina em humanos. Até mesmo a OMS reforçou que a entrega da imunização deve acontecer em 2021. O diretor-geral da agência de saúde da ONU disse no final de março que a vacina demoraria ainda "pelo menos 18 meses."

Fonte: G1

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page