top of page

Blog Pratic

Junho Laranja alerta para acidentes domésticos e queimaduras


A grande preocupação da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) é com o aumento das ocorrências de queimaduras provocado pela cultura do uso do álcool na limpeza doméstica. Os registros indicam que o número desses acidentes dobrou durante a pandemia.

Um portaria da Anvisa permitiu a volta da comercialização, durante a pandemia, do álcool líquido a 70%, que antes era proibido. A utilização desse tipo de álcool, altamente inflável, traz mais preocupações para especialistas. O lema da campanha É “Com Fogo Não Se Brinca”, e as ações terão como foco o público infantil, que é vítima de 40% desse tipo de acidentes.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras reforça inclusive que álcool em gel também é inflamável, mas tem menor potencial de alastrar alguma queimadura pelo corpo, como o álcool líquido. Mas a preocupação das famílias não devem se restringir ao uso do álcool. Tomadas elétricas também devem ser vedadas, como forma de proteção para crianças.

A campanha “Junho Laranja” irá iluminar diversos prédios e monumentos públicos pelo país, para sensibilizar a sociedade sobre os cuidados para evitar as queimaduras, que podem deixar sequelas permanentes nas vítimas. Em 2019, dados do Ministério da Saúde, mostram que mais de 20 mil crianças foram vítimas de queimaduras no país.

Fonte: EBC

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page