Coronavírus: como evitar a intoxicação por produtos de limpeza em casa
Os casos de intoxicação por produtos de limpeza entre adultos tiveram um aumento de 23,3% entre janeiro e abril deste ano em comparação com dados do mesmo período de 2019, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram 1.540 registros. Quanto às crianças, notificaram-se 1.940 ocorrências, ou um salto de 6,01% em relação ao ano passado. De acordo com a nota técnica da Anvisa, o crescimento foi verificado desde que se passou a recomendar a limpeza de objetos e superfícies devido à pandemia de covid-19.
O problema mais comum é a mistura de produtos, como, por exemplo, água sanitária (hipoclorito de sódio) com ácido de vinagre ou limpa pedra, que também contém ácidos. Essas misturas formam gases irritantes para os olhos e o trato respiratório. No caso das crianças, o maior perigo é deixar desinfetantes e afins ao alcance deles ou que fiquem desassistidos.
Para evitar intoxicação em casa:
- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos, principalmente os que estão na faixa etária entre 1 e 5 anos;
- Não permita que as crianças tenham acesso ao local onde eles estão armazenados;
- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral debaixo da pia ou no chão do banheiro;
- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados;
- Leia e siga as instruções descritas no rótulo;
- Não compre produtos clandestinos;
- Não misture produtos;
- Garanta ventilação adequada quando for utilizá-los;
- Inutilize embalagens vazias porque elas sempre ficam com resíduos.
Se houver exposição, ligue para o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800-722-6001). Evite tomar leite ou induzir vômito, pois nada disso não funciona nessa situação.
Fonte: Viva Bem Uol