top of page

Blog Pratic

Nuvem de gafanhotos é praga ainda pouco conhecida


A nuvem de gafanhotos que chegou à Argentina e se aproxima do Brasil preocupa pesquisadores e autoridades brasileiras por ser uma praga ainda pouco conhecida e que é capaz de causar danos enormes às lavouras. Antes de chegar à Argentina, a nuvem de gafanhotos passou pelo Paraguai e destruiu plantações de milho. De acordo com monitoramento da Argentina, os insetos devem seguir em direção ao Uruguai.

Isso preocupa o Ministério da Agricultura do Brasil, já que, ao realizarem este percurso, os gafanhotos passarão pelo oeste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo o Ministério da Agricultura, esses insetos estão no país desde o século 19 e causaram grandes perdas às lavouras de arroz na região sul nas décadas de 1930 e 1940. Mas as nuvens não se formam desde então.

A formação de nuvens de gafanhotos não é algo recorrente e nem um problema crônico da agricultura brasileira. Mas essas infestações são periódicas, fazem parte parte do ciclo da espécie. Isso porque esses insetos têm um mecanismo genético de gregarismo, ou seja, vivem em grupos, agregados. É um comportamento natural dos gafanhotos viverem próximos, inclusive para facilitar a reprodução.

Fonte: G1

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page