top of page

Blog Pratic

Pastas veganas simulam alimentos de origem animal


Pesquisadores do Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão criando pastas veganas, feitas com ingredientes de origem vegetal, que simulam alimentos de origem animal, como camarão e queijo. O objetivo é oferecer as mesmas sensações como sabor e aroma e o mesmo valor nutricional.

Segundo eles, a escassez de produtos veganos no mercado e a ausência de trabalhos científicos sobre esses tipos de produtos deram impulso ao estudo. Existem cada vez mais veganos, vegetarianos e flexitarianos (aqueles que seguem a dieta vegetariana, mas, de vez em quando, comem alimentos do reino animal) e a indústria de alimentos está atenta a isso.

Foram desenvolvidas duas pastas veganas. Na primeira concepção, foram usados páprica doce, páprica defumada, polvilho doce, polvilho azedo, levedura nutricional e leite de coco como ingrediente-chave. Ficaram evidentes características sensoriais e aspecto de coloração semelhantes aos de camarão. Na outra criação foi utilizada castanha de caju como principal ingrediente, fornecendo textura e propriedades nutricionais relevantes ao produto, além dos atributos sensoriais aceitáveis, em comparação aos de um queijo. Os produtos veganos têm tido boa aceitação pelos voluntários que participam da pesquisa. As pastas foram submetidas a teste de análise sensorial.

Fonte: R7

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page