top of page

Blog Pratic

Boto-vermelho continua ameaçado com pesca ilegal da piracatinga


A pesca da piracatinga no Amazonas foi proibida, desde 2015, por meio de uma moratória do Governo Federal que busca proteger os botos e jacarés na região, já que a carne dos animais é usada como isca para capturar os peixes. Conhecidos como "golfinhos amazônicos", os botos-vermelhos eram os principais alvos dos pescadores e a atividade colocou a espécie em risco de extinção.

Até hoje, os botos-vermelhos continuam sendo ameaçados pela atividade ilegal e a falta de investimento público acaba contribuindo com essa realidade. Até 7 mil botos eram mortos por ano no Amazonas para serem utilizados como isca para a pesca da piracatinga, antes da moratória interministerial, segundo a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa). A moratória que proíbe a pesca da piracatinga encerrou em janeiro deste ano e a atividade deixou de ser ilegal por seis meses.

No dia 1º de julho, entrou em vigência a normativa que estabeleceu novo período de moratória, até julho de 2021. Pesquisadores avaliam que o prazo de mais um ano não é suficiente para acabar com a pesca predatória de botos-vermelhos e jacarés, que são usados como iscas nessa atividade.

Fonte: G1

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page