top of page

Blog Pratic

Ministério da Agricultura reconhece seis estados como zonas livres da vacinação para febre aftosa


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou a instrução normativa Nº 52, de 11 de agosto de 2020, que reconhece seis estados brasileiros livres de vacinação da febre aftosa em bovinos e bubalinos. Os estados que estão declarados como zonas livres da vacinação, são: Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e Acre, além de duas regiões do Amazonas e do Mato Grosso.

O governo federal deve oficializar o pedido de status internacional à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A assembléia internacional está prevista para ocorrer em maio de 2021, mas o Ministério deve encaminhar, ainda neste mês de agosto, o pleito para que o Paraná seja reconhecimento internacionalmente como área livre de aftosa sem vacinação.

A retirada da vacinação deve colaborar para a abertura de mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China e Canadá. O setor de suínos também deve ser impactado positivamente, a expectativa é de que tenha um aumento nas exportações de R$ 600 milhões anuais. A IN (52) reitera que os Estados mencionados devem manter o controle sanitário de suas divisas, conforme já estabelecido anteriormente.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page