top of page

Blog Pratic

31 de agosto é dia do nutricionista!


O Dia do Nutricionista – 31 de agosto – é comemorado nessa data em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Embora quase sempre esteja associado a dietas de emagrecimento, esse profissional é essencial para a nossa saúde de várias formas. O nutricionista é quem mais entende sobre os alimentos e os efeitos deles em nosso corpo. Por isso, ele é um profissional indispensável para nos ajudar a ter uma alimentação saudável e, assim, conquistar mais qualidade de vida.

Quem deseja perder peso realmente encontra no nutricionista um grande aliado para fazer isso de forma saudável, sem recorrer a dietas radicais. Porém, existem muitas outras áreas em que esse profissional pode atuar. A nutrição clínica, por exemplo, é uma especialidade que atua na prevenção e no tratamento de doenças e problemas de saúde associados à alimentação. Assim, o nutricionista clínico presta atendimento individualizado para pessoas com os mais diversos objetivos. Muito mais do que “passar uma dieta”, o nutricionista busca conhecer o estilo de vida, as preferências alimentares e as condições orgânicas de um paciente para assim promover a reeducação alimentar e proporcionar melhores condições de saúde.

A nutrição esportiva é outro campo muito importante. O nutricionista esportivo é o profissional especializado em atender atletas profissionais ou amadores, proporcionando benefícios a eles por meio da alimentação. Dependendo das exigências do esporte ou da atividade física, o nutricionista pode contribuir com o paciente ao indicar planos e suplementos alimentares com diversos objetivos. A presença do nutricionista esportivo é frequente em equipes e clubes.

Todo nutricionista que atende pacientes individualmente leva em consideração as necessidades específicas de cada pessoa, mas essa preocupação é ainda maior para o nutricionista funcional. Essa subárea da nutrição busca entender como as necessidades e os desequilíbrios orgânicos do paciente estão relacionados à sua alimentação, seja pela falta ou pelo excesso de determinados nutrientes. Assim, o nutricionista funcional analisa a individualidade bioquímica e genética da pessoa para elaborar um plano alimentar que atenda às necessidades nutricionais em nível celular e reduza as inflamações.

Já a nutrição comportamental não leva em conta apenas o ato de comer em si, mas o comportamento do paciente em relação à comida, englobando questões como culpa, compulsão, traumas e outros aspectos emocionais envolvidos na alimentação. Dessa forma, em vez de elaborar dietas, a atuação do nutricionista comportamental envolve muita escuta, conversa e técnicas para auxiliar a pessoa a construir um relacionamento positivo com a comida e, em consequência, adotar uma alimentação saudável para a vida toda.

A Pratic parabeniza todos os nutricionistas pelo seu dia.

Fonte: MedPrev e FSP USP

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page