top of page

Blog Pratic

Após fazer escova progressiva, mulher é internada em UTI com parada cardiorrespiratória


Uma mulher teve uma parada cardiorrespiratória após fazer uma escova progressiva em um salão, em Cascavel, no oeste do Paraná. Ela ficou três dias internada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital do Coração. De acordo com o médico do caso, a vítima teve uma grave alergia ao produto químico usado no processo de alisamento do cabelo. Após chegar ao hospital, foi intubada imediatamente, caso contrário, poderia ter morrido. Ela já recebeu alta e está em casa em recuperação.

O formol é uma substância altamente tóxica e proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é tão forte que um de seus usos mais comuns é na preservação de cadáveres. Ele provoca queimaduras e reações químicas de grande intensidade, e pode levar à morte. Muitas vezes, faz uma lesão tão grande no couro cabeludo que as pessoas ficam calvas: nunca mais nasce cabelo naquela região em que se aplicou o formol.

O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz. Exposições constantes podem deixar a boca amarga e causar dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias áreas superiores, podendo até levar à morte.

É possível consultar no site da Anvisa se o alisante de cabelo é registrado e liberado. Veja aqui.

Fonte: G1

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page