09 de setembro é dia do médico veterinário, que também cuida da saúde das pessoas!
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende a saúde preventiva, eficaz e integrada, que leve conhecimento à população em prol da chamada Saúde Única.
O conceito de saúde única surgiu para traduzir a união indissociável entre saúde animal, humana e ambiental. Olhar o todo é fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina humana e outras áreas da saúde.
As zoonoses, por exemplo, estão entre as atividades de saúde pública mais contempladas pela Medicina Veterinária, uma vez que causam importantes fatores de morbidade e pobreza. Zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis entre outros animais e os seres humanos.
Os médicos veterinários atuam além da saúde animal. Essa interdisciplinaridade da Medicina Veterinária vem sendo reforçada desde 2011, quando os médicos veterinários passaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.
São muitos os campos de trabalho para o médico veterinário na área da saúde pública, como:
- Ação integrada de vigilância epidemiológica;
- Desenvolvimento e execução de programas zoosanitários;
- Ação integrada na atenção primária à saúde;
- Participação no controle social do SUS.
Além dessas possibilidades, o médico veterinário também pode ocupar cargos de gestão, contribuindo para a consolidação do SUS por meio de sua participação em Comissões Intergestores; na discussão e elaboração de políticas de saúde; na elaboração de leis e regulamentos de interesse da saúde; em comissões técnicas; e na implementação de aprimoramento de programas na área de saúde humana e animal.
Parabéns a todos os veterinários!
Fonte: @segurançadealimentosoficial