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Produção de queijo Minas artesanal vai receber quase R$ 1 milhão em projetos


O Governo de Minas Gerais viabilizou os recursos necessários para dar continuidade a uma chamada pública para buscar projetos que contribuam para solucionar questões que limitavam a comercialização do queijo mineiro no Brasil e no exterior. O repasse irá financiar 11 projetos que promovam a sustentabilidade, a melhoria da qualidade e a inocuidade em toda a cadeia do queijo artesanal por meio da pesquisa aplicada e da capacitação de produtores.

Os projetos selecionados são coordenados por instituições de renome no estado, como Embrapa Gado de Leite, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudestes de Minas Gerais (IF Sudeste) e Universidade Federal de Lavras (Ufla). No total, os investimentos somam R$ 994.683,07.

Com o novo decreto do queijo artesanal e os recursos necessários para essa pesquisa, estamos caminhando frente a uma nova realidade do queijo artesanal, que tem muito potencial para ser um grande propulsor da economia. A chamada pública selecionou projetos que realmente irão estudar os gargalos da atividade queijeira de Minas Gerais e que também garantam o repasse da tecnologia desenvolvida nas pesquisas para os produtores. As pesquisas poderão avançar tanto caracterizando melhor as regiões já reconhecidas, quanto identificando novos tipos de queijo artesanal e novas regiões. Isso agrega muito valor e pode tornar esse queijo um produto de exportação, com alto valor agregado.

Vale lembrar que no dia 19 de agosto foi assinado o decreto que regulamenta a produção e comercialização dos queijos artesanais em Minas Gerais. A medida estabelece normas sanitárias, boas práticas agropecuárias e de fabricação para garantir a qualidade dos queijos de aproximadamente 30 mil produtores e empreendedores rurais mineiros. O decreto, que regulamenta a Lei Nº 23.157, de 18 de dezembro de 2018, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do segmento, valorizando os produtos e a cultura regional, além de melhorar o ambiente de negócios e buscar novos mercados.

Fonte: Dom Total

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