top of page

Blog Pratic

Carga de 460 Kg de carne transportada sem higiene e de origem clandestina


Uma carga de 460 quilos de carne bovina de origem clandestina e transportada sem condições de higiene foi apreendida em São Francisco do Itabapoana. De acordo com a Polícia Rodoviária Rodoviária Estadual, os agentes encontraram a carne sem as mínimas condições de higiene, no baú de um caminhão, envolta numa lona preta e sem refrigeração.

Após a abordagem, os policiais acionaram a Defesa Agropecuária Estadual, que constatou a infração sanitária, caracterizada pelo abate clandestino e transporte irregular. A Defesa Agropecuária multou o responsável, apreendeu toda carne e a inutilizou, em razão do risco sanitário por conta das péssimas condições de higiene.

As ações de combate ao abate clandestino visando preservar a saúde do consumidor seguem sendo intensificadas, pois além dos riscos de contaminações pela ingestão de alimentos de origem clandestina produzidos sem higiene, o perigo de zoonoses (doenças transmissíveis dos animais aos humanos) caminham lado a lado quando o assunto é carne e seus derivados.

A Defesa Agropecuária alerta ao consumidor para que somente compre produtos de origem animal como queijos, carnes, linguiças, entre outros que sejam devidamente certificados e ostentem em sua rotulagem registro no S.I.M., S.I.E. S.I.F., ou SISBI-POA. Devendo no caso dos açougues, por direito exigir do comerciante a informação do matadouro de origem desses animais e até a Nota Fiscal.

Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page