top of page

Blog Pratic

A carne que comemos vem da colonização!



Poucas pessoas pensam sobre isso, muitas não fazem a mínima ideia. Mas todos os bovinos que hoje cobrem os pastos brasileiros foram trazidos por colonizadores portugueses. 


Os primeiros bovinos a chegarem à Bahia, no século XVI, eram gados zebuíno (Bos Indicus), proveniente das ilhas de Cabo Verde. Os primeiros registros históricos indicam que o gado chegou ao Brasil em 1534.


No início da colonização, o gado era utilizado como tração animal para os engenhos de cana-de-açúcar. Porém, com o passar do tempo, o rebanho foi aumentando drasticamente, e isso gerou um grande problema para os plantadores de cana, pois o gado ocupava um espaço que era reservado às valiosas plantações de cana-de-açúcar.


O consumo e a produção de carne e os demais produtos de origem bovina, suína, entre outros, começaram principalmente nos séculos XVII e XVIII. Antes da chegada dos europeus, os nativos cultivavam milho, feijão, abóbora, batata, amendoim e mandioca. Faziam tortilhas, tamales, mingau, entre outros preparos.


Coletavam frutas, plantas silvestres, raízes e nozes. Em algumas culturas, preparavam alimentos fermentados, como a chicha (uma bebida alcoólica) e peixes fermentados. Mas também caçavam e pescavam, e essa prática era uma parte crucial na sobrevivência dos povos nativos. Os povos não-brancos que vivem aqui há milhares de anos consumiram e consomem animais.


Contudo, a relação dos povos originários com os animais, é completamente diferente dessa sistematização e consumo europeu (criação de gado). A forma com a qual os povos originários se relacionam com animais de outras espécies não parte de uma concepção criação por demanda.


Não existem grandes abatedouros em comunidades indígenas, muito menos uma operação industrial de abate de animais. Portanto, a carne e demais produtos de origem animal que consumimos hoje têm origem num processo de colonização branco-europeia.


Fonte: Portal Terra

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page