top of page

Blog Pratic

A galinha precisa do galo para botar ovo?



Para ser um ovo fértil, ou seja, para que nasça um pintinho, o galo é necessário para a fecundação. Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos.


O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo. Caso um galo cruze com a galinha, o ovo passará a ser um ovo fertilizado, com potencial para gerar um pintinho. Se o ovo não é fertilizado, ele sairá assim mesmo. O processo é de alguma forma biologicamente semelhante à menstruação feminina. Isso acontece porque as galinhas já nascem com os óvulos que futuramente originarão os ovos. O principal estímulo para a postura de ovos é a exposição à luz.


Normalmente, as galinhas ficarão no sol, o que gera o estímulo suficiente para que botem ovos. No entanto, as galinhas de granja não ficam expostas ao sol, e luzes artificiais ligadas durante tempos determinados cumprem com a função de estimular que elas botem ovos. As galinhas exigem de 14 a 16 horas de luz por dia para botar ovos em quantidades satisfatórias.


As galinhas botam, em média, um ovo por dia na sua fase produtiva. Por instinto, as galinhas tentam formar ninhadas de 12 ovos e, quando completam essa quantidade no ninho, elas param de botar novos ovos, passando a somente chocá-los. Se retiramos os ovos constantemente, a galinha passa a botar os ovos sempre. É claro que para que uma galinha se mantenha botando ovos em quantidade e qualidade satisfatórias, ela deve ser alimentada com uma boa ração, com bom equilíbrio de nutrientes.


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page