top of page

Blog Pratic

Afinal, que parte do boi é o ossobuco?



Ossobuco, nome de origem italiana, é um corte de carne muito apreciado em restaurantes da alta gastronomia. Mas ele também pode fazer muito sucesso se preparado em casa. Com sabor profundo e rico, resultado de um cozimento longo e lento, não necessita de ingredientes sofisticados. O corte é retirado da perna traseira do boi, logo acima do joelho.


Algumas dicas são importantes na preparação do ossobuco. Primeiro, é preciso usar uma panela pesada que não seja muito grande. Escolha uma assadeira que aguente tanto o forno quanto o fogão e na qual os ingredientes se encaixem perfeitamente. Muito espaço na panela significará muito caldo, e o objetivo é ter líquido suficiente apenas para um molho generoso, não uma sopa.


Se a panela não tiver tampa, corte um pedaço de papel alumínio pouco menor que o topo do recipiente. Na hora de colocar a carne no forno, coloque o alumínio em cima da carne (isso mantém o vapor e o sabor próximos à carne), cobrindo a panela.


A melhor escolha é um ossobuco de carne dura para obter resultados macios. O cozimento longo e lento do refogado é melhor para cortes de carne menos macios. Os músculos mais resistentes de um animal ficam na perna, ombro e pescoço. Eles contêm muito colágeno, que libera gelatina natural no prato. Isso amacia a carne e enriquece o caldo.


Para que o sabor do ossobuco ressalte, recomenda-se o uso de especiarias e ervas aromáticas. Outra dica é marinar a carne durante a noite. Por cozinhar por bastante tempo, a refeição não terá sabor de um ou outro ingrediente: todos os sabores se fundem em um todo complexo e saboroso.


Fonte: Trends Br

Komentarze


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page