Alimentos apreendidos em fiscalizações ambientais serão doados ao Mesa Brasil em 2025
Visando ampliar a rede de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) firmaram parceria para que, a partir de 2025, alimentos apreendidos em ações de fiscalização ambiental sejam destinados ao programa Sesc Mesa Brasil.
O Ibama irá contribuir, em grande parte, com produtos de origem animal e ampliará a inclusão de proteína nas refeições oferecidas pelas entidades assistenciais. Por terem um valor mais alto e por serem perecíveis, esses produtos de proteína animal, normalmente, são recebidos em menor quantidade pelo programa. O acordo de cooperação técnica busca fortalecer o combate à fome e o desperdício de alimentos no Brasil.
Com grandes resultados ao longo do ano, o Sesc Mesa Brasil encerrará 2024 com a maior arrecadação de alimentos desde sua criação, há três décadas. São mais de 52 milhões de quilos em doações e a expectativa é que o balanço total do ano chegue a 55 milhões de quilos, impulsionados pelas campanhas natalinas realizadas em dezembro.
Ao todo, o programa conta com 3,4 mil empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção para serem distribuídos a 7,2 mil entidades assistenciais cadastradas, contemplando mensalmente mais de 2,2 milhões de pessoas.
O Sesc Mesa Brasil atua em parceria com empresas, propriedades rurais, entrepostos de hortifruti, supermercados, pequenas feiras e comércios, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo. Os produtos são destinados a instituições como asilos, creches e associações comunitárias.
Fonte: Opinião CE
Comments