top of page

Blog Pratic

Açougue é um bom negócio?



Começar um negócio é sempre um desafio, principalmente para quem está iniciando em um novo ramo. Escolher investir em açougues é para quem ama desafios, já que trata-se de um setor constantemente afetado por mudanças de curto período.


Para quem está disposto a gerenciar números e lidar com a constante transformação do mercado, ele pode ser uma boa opção, mas não deve ser só isso. A localização e a área de influência do seu negócio têm grande relevância sobre seu público, implicando diretamente em com quem você se comunica, atrai, vende e, obviamente, no quanto você fatura.


Ou seja, quando se trata de açougue, não basta somente ser entusiasta do mercado, comprar uma boa marca, colocar a carne na vitrine ou no expositor e esperar o cliente vir até você. Sejam promoções, criação de kits, degustações, entre outras tantas, é necessário que se tenham ações estratégicas toda semana para instigar os compradores e dar giro nos produtos. Facilite a vida do seu cliente e leve a ele conveniência. E não se esqueça: você precisa estar na internet e redes sociais. Não é mais uma opção, é onde seu cliente está. Quanto mais você aparecer, mais ele irá se conectar com sua marca.


Além disso, um dos maiores obstáculos atuais é a precificação assertiva. Infelizmente, ainda existem muitos varejistas que não entendem a importância de realizar uma análise minuciosa de todos os pontos que influenciam na precificação final do produto. Precificar com base em uma margem pré-estabelecida, sem considerar pontos como tarifa de cartão, custo com embalagens, mão de obra e valor agregado ao cliente, pode ser um tiro no pé. Com a alta do preço de matérias-prima e insumos e as margens mais apertadas, o gerenciamento de números do açougue é de extrema necessidade para o sucesso do negócio.


Será, então que açougue é um bom negócio?


Pode ser um ótimo negócio! O diferencial de um açougue de sucesso está na análise do gestor sobre o local de atuação, o público alvo e, é claro, o planejamento financeiro. Uma coisa é fato: o varejo de carnes não é para amadores. Mas se você estiver disposição para fazer o que é necessário e acima do que a média faz por aí, pode garantir excelentes resultados por muitos e muitos anos.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page