top of page

Blog Pratic

Boato: Portaria 518 proíbe entrada de estrangeiros no Brasil e indica segunda onda de covid



A segunda onda de contágio da Covid-19 colocou em alerta o mundo todo. Na Europa, o número de infectados e de mortes voltou a aumentar de forma acelerada e obrigou diversos países a anunciarem novas medidas de proteção. E o medo de que as coisas piorem, novamente, no Brasil apenas tem aumentado o número de fake news na internet.


De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o Brasil teria passado a proibir a entrada de estrangeiros pelos próximos 30 dias. Segundo o texto, tudo teria sido regulamentado pela Portaria nº 518. Ainda de acordo com a história, o ato poderia indicar que a situação da doença no país estaria muito pior do que se imagina e seria um indicativo de que a segunda onda e um novo lockdown estariam vindo após as eleições.

A história ganhou grande repercussão nas redes sociais, especialmente, no Facebook e no WhatsApp. As publicações já somam dezenas de compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de boato!


É óbvio que o Brasil corre risco de enfrentar uma segunda onda de contágio (ou melhor, ver os números crescerem novamente).A Portaria nº 518, de fato, existe e também proíbe a entrada de estrangeiros no país por 30 dias. Entretanto, o ato não tem nada a ver com uma portaria excepcional ou algo que indique um novo lockdown ou uma segunda onda de contágio. Trata-se de uma prorrogação da Portaria nº 126, publicada em 19 de março de 2020, que proíbe a entrada de estrangeiros no Brasil desde aquela data. A partir dela, o ato foi apenas sendo prorrogado mensalmente.


Em resumo: a história que diz que a Portaria nº 518 proíbe a entrada de estrangeiros no país e é um indicativo de que a segunda onda de Covid-19 se aproxima do Brasil, de um novo lockdown e de que o país estaria escondendo dados sobre a situação é falsa!


Fonte: Boatos.org

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page