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Cadeia produtiva do leite realiza campanha nacional para estimular produtos nacionais



A 1ª Semana do Leite, campanha prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.


Movimentar a cadeia nacional e o PIB brasileiro é a prioridade da campanha. Além disso, foram elencados como objetivos: reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. A campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades, e o grupo espera que este seja apenas o primeiro passo para fomentar o setor. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, pois alimentam as pessoas e a economia.


É interessante notar que, há pouco mais de 20 anos, o Brasil era o maior importador mundial de produtos lácteos, e hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros. A próxima meta é posicionar o Brasil entre os maiores player no mercado internacional de lácteos. Para alguns especialistas, o Brasil tem potencial para ser a maior bacia leiteira do mundo.


Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.


O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de um milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de quatro milhões de empregos no campo.


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