top of page

Blog Pratic

Calor recorde mata aves e causa apagões



O que está acontecendo na Europa? Na Espanha aves morrem de calor, na França faz 40 graus. Cidades italianas sofrem apagões por uso de ar-condicionado, enquanto os britânicos que podem fogem para o mar. O calor está demais! Temperaturas completamente fora do padrão europeu, mesmo sendo verão, estão causando inconvenientes em todo o continente, e a previsão não é boa: o calor deve continuar.


Maio de 2022 bateu o recorde de mês mais quente desde 2003, com um aumento de dois graus na média. Junho e julho seguem o mesmo padrão e provavelmente serão os meses mais quentes da década. Em Milão e Turim, muitos condicionadores de ar ligados ao mesmo tempo levaram cidades ao apagão. Lojas ficaram no escuro e elevadores foram bloqueados. A França está em alerta vermelho em 14 regiões e até na Grã-Bretanha, onde nunca faz calor, as temperaturas estão se tropicalizando.


Na Espanha, aves estão caindo no chão devido às altas temperaturas, literalmente mortas de calor. A Península Ibérica chegou a registrar 53° C na superfície terrestre. Em Córdoba e Sevilha, aves da espécie protegida Apus apus foram encontradas às dezenas mortas pelo calor. A espécie nidifica nas cavidades existentes entre os prédios e estes esquentaram a ponto de se tornarem inabitáveis nos últimos dias. As aves tentam fugir dessa situação e acabam por cair dos ninhos.


Na Índia, o mesmo fenômeno já havia sido verificado. Equipes de resgate estão recolhendo dezenas de pássaros exaustos e desidratados que caem do céu devido às ondas de calor no país. Os médicos veterinários estão dando duro para salvá-los. O fato é que grandes áreas do sul da Ásia estão secando. São os meses com as mais altas temperaturas dos últimos anos.


É tão quente que as aves não estão aguentando de tanto calor. Cansados e com muita sede, os animais estão caindo do céu a ponto de morrer. Autoridades de saúde pediram aos hospitais de animais para criar enfermarias especiais para insolação. Médicos de um hospital veterinário administrado pela ONG Jivdaya Charitable Trust, em Ahmedabad, disseram que trataram milhares de pássaros nas últimas semanas. Os pássaros estão sendo cuidados e alimentados com comprimidos multivitamínicos, além de água injetada através de seringas em suas bocas.


Além do calor intenso, secas drásticas estão previstas. Na Itália não chove há 110 dias em muitas áreas, os lagos estão sofrendo com baixas históricas e os níveis dos rios romanos (Tevere, Aniene, Sacco) caíram um metro em relação ao ano passado.


Fonte: Green Me


Comentarios


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page