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Consumo consciente: como isso pode mudar, para melhor, as empresas do agro?

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura


O consumo consciente é um termo que se refere a responsabilidade sobre as nossas escolhas como consumidor, seja com relação a evitar o desperdício e um melhor aproveitamento do que consumimos, como ao escolher produtos e/ou serviços que sejam originários de empresas que incluam, em seus processos operacionais e comercias, práticas justas que minimizem o impactos sociais e ambientais.


Essa é uma tendência cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente no agronegócio, já que quando falamos em escolhas e consumo consciente de alimento, é impossível não falar dos produtores rurais e da agroindústria.


O mundo evolui e as gerações de consumidores estão exigindo modelos de produção que garantam esse consumo responsável, seja pela ação própria quando o assunto é desperdício, seja na escolha de marcas e empresas que estejam alinhadas com suas ideias de futuro.


Com a demanda cada vez maior por produtos e serviços que levem em consideração a sustentabilidade, como base de sua produção, fazendas, granjas e empresas de produtos de origem animal precisam estar preparadas. E como se preparar para isso?


Certificações são ferramentas de garantia de requisitos que podem apoiar as iniciativas relacionadas ao cumprimento destas demandas. Eles foram desenvolvidos com o objetivo de assegurar que os produtos de origem animal que estampam os selos em suas embalagens são provenientes de fazendas, granjas e criatórios que atendem os requisitos de cada protocolo.


O tema é global, mais ou menos avançado em determinadas partes do mundo, mas é algo que, com o tempo, estará presente no nosso dia a dia, especialmente nos mercados emergentes na Ásia-Pacífico e na América Latina, onde a crescente demografia da classe média e a urbanização estimulam a demanda por alimentos certificados.


Por fim, é importante destacar que as certificações não são apenas selos que acarretam custos para a empresa na implantação e manutenção dos requisitos. As certificações auxiliam muito na gestão dos processos, tomadas de decisões, na mitigação de riscos, diferenciação e reputação da marca e conquista da confiança do consumidor, desempenhando assim, um papel crucial na cadeia global de abastecimento de alimentos.


Fonte: Farm News

 
 
 

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