Curiosidades sobre o ovo
O ovo é um alimento nutritivo e versátil. E existem muitas curiosidades sobre ele que talvez você não conheça. Por exemplo: todo ovo possui uma membrana em seu interior. Ela é composta por colágeno tipo I, elastina, demosina, isodemosina e glicosaminoglicanos que incluem glicosamina, condroitina e ácido hialurônico. Essa membrana é muito benéfica para as articulações, e reduz de maneira rápida a dor e a rigidez nas articulações e o incômodo pós-exercício.
Os ovos de casca marrom e branca são nutricionalmente iguais. A diferença na cor da casca está relacionada à linhagem da galinha: as de penas brancas colocam ovos de casca branca; e as marrons, colocam ovos com a casca marrom. Já a dureza da casca está relacionada aos seus minerais, principalmente o cálcio e o fósforo. Ela é porosa, por isso não se deve lavar os ovos antes do armazenamento. O ato de lavá-los facilita a entrada de bactérias presentes na superfície da casca, que são empurradas para dentro do ovo com a água, onde encontram um ambiente perfeito para sua multiplicação.
A recomendação é guardá-los num recipiente fechado e no fundo da geladeira, lavando somente na hora do preparo. Ainda devido à porosidade da casca, os ovos podem pegar o gosto e o cheiro do ambiente e de produtos químicos.
Ovos novos apresentam a casca opaca e áspera, enquanto ovos velhos têm uma casca mais lisa e brilhante. Conforme o ovo vai envelhecendo, sua clara vai ficando mais líquida. A cor da gema, por sua vez, está relacionada com a alimentação das aves. Galinhas que comem alimentos com maior concentração de pigmentos amarelos e alaranjados botarão ovos com a cor da gema mais intensa. Mas a diferença nutricional é insignificante.
Comments