Do campo ao prato: saiba mais sobre a importância do veterinário na inspeção dos alimentos
Carne, leite, queijo, ovos... Todos os dias, boa parte da população consome grande variedade de produtos de origem animal, e a qualidade dos alimentos interfere diretamente na saúde pública. Por isso, a inspeção cuidadosa de um veterinário é fundamental para garantir condições adequadas à mesa do consumidor.
Recentemente, dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - conhecida como “mal da vaca louca” - foram notificados em um frigorífico de Belo Horizonte, fazendo com que as exportações de carne bovina fossem suspensas no Brasil. A situação está sob controle, mas reforça que preservar a saúde e bem-estar dos animais diminui o risco da transmissão de doenças.
É um risco enorme consumir produtos que não foram inspecionados. Eles podem ser transmissores de diversos vírus e, principalmente, bactérias como o Estafilococos - que provoca vômito, diarreia e dor abdominal - e a salmonella, vetor da febre tifóide, que pode ser fatal para humanos.
A responsabilidade do veterinário com a qualidade e a segurança dos alimentos começa ainda no campo, com o nascimento do animal, passando pela nutrição alimentar, controle sanitário, abate, manipulação dos produtos, acondicionamento, transporte, depósito e rotulagem. Para garantir que o consumidor saiba que os produtos podem ser consumidos sem riscos, existem os selos de inspeção federal, estadual e, em alguns casos, municipal.
Fonte: Hoje em Dia
Kommentare