top of page

Blog Pratic

Existe algum alimento que é melhor comprar congelado?



Na hora de escolher os produtos no supermercado, no açougue ou na feira, o que é mais indicado: adquirir as opções frescas ou existe algum alimento que é melhor comprar congelado? A resposta vai depender da procedência e do local de produção do produto. Se o consumidor estiver próximo do local de produção dos alimentos, o ideal é consumi-los frescos. Os melhores exemplos são os peixes, camarões, entre outros. Caso contrário, se ele estiver distante, a opção do congelado é melhor.


No litoral, perto de locais de pesca, é possível adquirir peixe fresco com facilidade. No entanto, se você mora em locais densamente urbanos, comprar peixe fresco pode ser uma tarefa difícil. Nesse caso, o congelado pode ser a melhor opção, uma vez que a indústria de peixe congelado adquiriu o produto fresco e, imediatamente, o congelou com técnica adequada, mantendo suas características.

Os alimentos frescos são preferencialmente a opção ideal de consumo, especialmente considerando aspectos nutricionais.

Os congelados sofrem pequenas perdas nutricionais e sensoriais, como degradação da cor, textura e sabor, ao longo do tempo de estocagem. A perda nutricional ocorre por fatores como exposição à luz, ao oxigênio e reações químicas normais do próprio alimento durante a estocagem. O frio retarda essas alterações, mas mesmo assim elas ocorrem.


No Brasil temos diversas frutas frescas disponíveis durante o ano, o que não é a realidade em outros países. Caso a pessoa sinta vontade de consumir uma fruta fora da época, não há dúvida que a congelada será a melhor opção. Frutas congeladas como morango, amora e framboesa podem ser facilmente encontradas nos supermercados em qualquer época do ano. As frutas congeladas são muito práticas e estão prontas para uso. É possível também utilizar parte do conteúdo da embalagem e deixar o restante no freezer. Mas a estrutura mais sensível de algumas frutas, como o melão e melancia, fica comprometida com o congelamento. Nesses casos, elas podem ser transformadas em polpas congeladas e utilizadas para fazer sucos ou sobremesas.


Além das frutas, é importante ficar de olho nos vegetais frescos, que podem estragar se não forem consumidos em poucos dias, como é o caso do brócolis, que contém enzimas que apresentam alta atividade e se deterioram rapidamente. O brócolis congelado industrialmente passa, antes do congelamento propriamente dito, por um tratamento térmico brando que inativa as enzimas. Se esse tratamento não acontece, essas enzimas continuam em atividade na temperatura do congelador. Sendo assim, o brócolis congelado mantém características que não conseguimos manter em casa, adquirindo-o fresco e congelando no freezer doméstico.


Fonte: Viva Bem Uol

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page