Feiras internacionais de alimentos têm inscrições abertas para empresas brasileiras
A retomada da economia mundial está trazendo de volta também as feiras e congressos presenciais para as indústrias de alimentos e bebidas. As primeiras realizadas recentemente, como a Gulfood, em Dubai, e a ProWine Shanghai, na China, já tiveram a participação de empresas brasileiras através de seus representantes locais. Agora, outras 30 já estão com inscrições abertas para as indústrias do nosso país levarem os seus produtos. Para isso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão se mobilizando para ajudar os empresários brasileiros a participarem destes encontros.
O objetivo é ampliar o comércio exterior brasileiro, principalmente do agronegócio. Só este segmento, segundo o MAPA, representou 45,3% das exportações no primeiro semestre de 2021. Até junho, foram US$ 61,49 bilhões, o que representa um crescimento de 20,8% em relação ao exportado no mesmo período em 2020. O agronegócio brasileiro tem capacidade de diversificar e ampliar as exportações para o mundo. E as feiras abrem ainda a possibilidade de promover produtos de maior valor agregado.
Mas não apenas isso. Outros produtos, como vinhos e processados, também já estão espalhados pelo mundo. Na Gulfood, que é a maior feira do Oriente Médio e norte da África, as indústrias brasileiras de alimentos e bebidas fecharam US$ 33,2 milhões em novos negócios na edição deste ano. Já a Sial China contempla o mercado asiático, sendo o maior evento dos setores de agronegócio, bebidas e alimentos. Neste ano, 10 empresas brasileiras participarem do evento por intermédio da Apex-Brasil, com mais de US$ 550 mil em negócios imediatos e US$ 2,3 milhões no longo do ano.
Regras para participar
Cada feira tem regras específicas para a participação de empresas estrangeiras, dependendo dos produtos oferecidos, do país de fabricação e de destino das mercadorias. Para isso, a Apex-Brasil fornece as orientações necessárias e avalia se o negócio está pronto ou não para a exportação.
Há, ainda, uma seleção de quais empresas podem ou não participar de uma determinada feira, avaliada pela Apex-Brasil para apresentar a maior diversidade possível de produtos brasileiros. As feiras também permitem a participação de cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar, que terão os certificados orgânicos avaliados pela organização oficial do evento a partir de uma seleção feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Gazeta do Povo
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