Feiras internacionais são oportunidades de negócios para empresas do agro
A participação do Brasil em feiras internacionais representa uma importante oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para a indústria de alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coordenou o Pavilhão Brasil em sete feiras internacionais nas cidades de Londres (Reino Unido), Nuremberg (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul),Teerã (Irã), Seul (Coreia do Sul), Bangkok (Tailândia) e Montreal (Canadá), onde participaram no total setenta empresas brasileiras.
De acordo com o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Comerciais (SCRI) do Mapa, as empresas participantes fizeram 1.106 contatos comerciais durante a missão no exterior. O montante financeiro gerado pelos negócios efetivamente concretizados durante as feiras organizadas pelo Mapa foi avaliado em US$ 2,4 milhões. A expectativa de geração de negócios futuros para os próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados durante os eventos, é estimada em US$ 80 milhões.
O Mapa organiza o Pavilhão Brasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Algumas feiras, como a Saitex e Biofach, são direcionadas à participação de cooperativas e empresas de pequeno porte que planejam se inserir no mercado internacional.
Para as empresas brasileiras, as feiras são oportunidades para contatos comerciais, negócios e abertura de mercados, com o consequente aumento do fluxo de comércio entre os países. Os mercados visitados geralmente apresentam perfil consumidor sofisticado e a feira é uma plataforma para encontrar compradores de produtos com alto valor agregado.
As empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que sejam para a promoção exclusiva de produtos brasileiros, interessadas em participar destes eventos podem fazer contato com a Coordenação-Geral de Promoção Comercial (CGPC). Também podem acessar o calendário de feiras pelo link.
O Mapa e o MRE são responsáveis pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil. Cada empresa participante será responsável por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras. Além disso, o Mapa incentiva os expositores a investirem em iniciativas complementares de promoção, que possam potencializar os resultados positivos do evento.
Próximas feiras
WorldFood Istanbul 2022
Data: 01 a 04 de setembro de 2022 I Local: Istambul (Turquia)
Food and Hotel Asia 2022
Data: 05 a 08 de setembro de 2022 I Local: Singapura
Expoalimentaria 2022
Data: De 21 a 23 de setembro de 2022 I Local: Lima (Peru)
Biofach America 2022
Data: 29 de setembro a 1º de outubro I Local: Filadélfia ( EUA)
Agrofuturo 2022
Data: De 26 a 28 de outubro de 2022 I Local: Bogotá (Colômbia)
SIAL India
Data: 01 a 03 de dezembro de 2022 I Local: Nova Délhi (Índia)
Food Africa 2022
Data: 05 a 07 de dezembro de 2022 I Local: Cairo (Egito)
Abu Dhabi International Food Exhibition 2022
Data: De 06 a 08 de dezembro de 2022 I Local: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Fonte: MAPA
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