top of page

Blog Pratic

Franquias de Alimentação 2022



Muita gente aproveita o início de um novo ano para iniciar projetos, realizar sonhos e começar um ciclo diferente. Para quem pretende investir em franquias em 2022, o segmento de Alimentação pode ser um dos mais promissores. De acordo com o relatório do terceiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Alimentação – Food Service registrou um crescimento de 7,9% no período.


A pesquisa aponta que o movimento está ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, que tem ocorrido de forma gradual, com os clientes retomando hábitos. Em 2022, o índice positivo deve continuar na indústria de alimentos como um todo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service têm 27% de participação nas vendas totais da indústria alimentícia no mercado interno.


Essa tendência que o mercado alimentício apresenta também vem sendo observada por consultores especializados em franquia já faz algum tempo: após a pandemia, novos hábitos de viver, trabalhar e se alimentar tendem a ser criados depois de tanto tempo confinados por uma razão maior. Assim, com a retomada de atividades presenciais após um período mais agudo da pandemia e com a vacinação, as pessoas vão querer aos poucos ter mais experiências fora de casa. Por isso, franquias de alimentação em 2022 têm grandes chances de preencher essa lacuna e se transformarem em negócios promissores.


Por esses e outros fatores, 2022 promete ser o ano da recuperação na área da alimentação. Os encontros são retomados e a rotina de se alimentar fora de casa se restabelece. O crescimento de vendas deve superar a inflação em cerca de 3 a 4 pontos percentuais e o delivery ainda será uma área de relevância para os negócios.


Nesse momento de transição, além de acompanhar as tendências de mercado e o comportamento do consumidor, é importante manter a troca de experiências constantes como, por exemplo, acompanhar as atividades de comissões específicas, como a de Food Service. Quem entra no ramo de franquias precisa ficar atento ao seu negócio e, ao mesmo tempo, acompanhar todas as novidades que o mercado apresenta.

Franquias de Alimentação 2022: Aposta bem planejada

Mas por onde começar? No início do planejamento para abrir uma franquia de alimentação em 2022 é fundamental se informar de todos os detalhes possíveis e entender bem o mercado e a região onde pretende atuar.


O contexto do segmento pode ser mais favorável, mas é importante conciliá-lo com o momento do empreendedor e o capital disponível: se for o caso, deve-se investir no desenvolvimento de habilidades gerenciais e de atendimento, além de ter a certeza que o valor a ser investido não fará falta em outras atividades da vida. Novos produtos, ferramentas de gestão e marketing de rede podem catalisar esse crescimento.


Alguns cuidados e providências devem ser tomados por quem pretende abrir uma franquia de alimentação. É fundamental conhecer seu próprio perfil, dedicar tempo aos manuais e todas as regras por ser um setor sensível, mapear e planejar toda a logística e sempre buscar inovação. Em complemento a esses cuidados, é interessante buscar uma marca que se comunique bem digitalmente com o seu consumidor e tenha clareza do impacto que deseja ter em sua comunidade.


Além da busca por inovação nos alimentos em si, muitas vezes o franqueado precisa ser inovador nas vendas e na gestão. Outro cuidado importante que os postulantes a franqueados de alimentação devem ter é verificar as ferramentas de tecnologia e gestão a partir de dados que o franqueador disponibiliza, pois elas simplificam o dia a dia e ajudam na tomada de decisão. O ideal é dar preferência a marcas que tenham gestão profissionalizada da cadeia de suprimentos, pois teremos ainda turbulências inflacionárias que exigirão parcerias e ótima negociação para manter o negócio competitivo.


Fonte: Abia

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page