top of page

Blog Pratic

Governo federal libera o uso de mais 67 agrotóxicos para a agricultura



O governo federal liberou mais 67 agrotóxicos para o uso na agricultura. Os registros foram publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 25 de fevereiro de 2021, no Diário Oficial da União. Dos 67 agrotóxicos liberados agora, 54 são químicos e 13 são biológicos. Os biológicos podem ser utilizados na chamada agricultura orgânica, enquanto os químicos são restritos à agricultura convencional.


Do total, 64 das substâncias são genéricas, ou seja, os seus compostos químicos ou biológicos já tinham permissão para serem utilizados no Brasil. Já as outras três são componentes novos, ou seja, eram proibidos na produção de alimentos no país.


Duas das três substâncias novas são biológicas. Utilizados para evitar o apodrecimento de raízes de plantas, esses agrotóxicos são improváveis de causar dano agudo à saúde de seres humanos, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e são pouco perigosas para o meio ambiente, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).


Já o agrotóxico químico que é inédito é considerado muito perigoso para o meio ambiente pelo Ibama. Seus efeitos na saúde humana não são listados pela Anvisa. Entre os 64 agrotóxicos genéricos, a Anvisa considera que sete são “extremamente tóxicos” para a saúde humana e outros três, moderadamente tóxicos. Além disso, o Ibama classifica 53 substâncias como perigosas ou muito perigosas para o meio ambiente.

Essas 67 liberações são as primeiras de 2021. Juntam-se aos 967 agrotóxicos já aprovados pelo governo Bolsonaro. Em 2020, o governo federal já bateu recorde de substâncias liberadas, com 493 novos compostos e componentes industriais.


Fonte: Poder 360

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page