top of page

Blog Pratic

Leites de cabra e ovelha são digeridos mais facilmente que o leite de vaca



Além de menos alergênicos, os leites de cabra e de ovelha têm outra vantagem em comparação ao leite de vaca: a digestibilidade. Devido à diferença na sua composição de proteínas e glóbulos de gordura, ele é digerido com maior velocidade, o que pode evitar processos inflamatórios que desencadeiam em lesões no intestino e na microbiota, e no ressecamento das fezes.


As informações foram detalhadas por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em um artigo de revisão, que também dispõe sobre a relação entre os leites e a alergia.


Os pesquisadores destacam que os três leites têm uma concentração parecida de lactose. O percentual de gordura, por sua vez, é similar entre o leite de cabra e de vaca, mas quase o dobro no leite de ovelha. No entanto, ao contrário do que se pensava, isso faz pouca diferença quando o assunto é digestão. O fator que conta mesmo é o tamanho dos glóbulos de gordura e a posição dos ácidos graxos de cadeia curta e média nos triglicerídeos.


Os glóbulos de gordura dos leites de cabra e de ovelha são quase 50% menores que os de vaca. Isso aumenta a área de interação entre os glóbulos e o intestino, deixando os triglicerídeos da gordura mais expostos e facilitando o processo de lipólise, pelo qual as enzimas promovem a quebra desses triglicerídeos para uma digestão mais eficiente.

Vale ressaltar que, no caso do leite de vaca, o processo de homogeneização aplicado industrialmente para produção de leite pasteurizado ou esterilizado promove a redução do tamanho dos glóbulos de gordura. Isso aumenta a digestibilidade do leite de vaca, devido à maior exposição dos triglicerídeos. Entretanto, mesmo em leites homogeneizados, a digestibilidade do leite de ovelha é maior. Isso se deve à maior concentração de ácidos graxos.

Potencial alergênico

Os leites de cabra e ovelha são conhecidos por serem possíveis substitutos do leite de vaca em casos de alergias, que ocorrem principalmente na infância. Alguns estudos indicam que as alergias ao leite de vaca acontecem porque o organismo de uma pequena parcela da população tem dificuldade para reconhecer algumas proteínas, não só do leite, como de trigo, aveia, soja, entre outras que possam estar incluídas.


O principal fator de alergenicidade do leite está nos tipos de caseínas, a proteína mais prevalente do leite. Vale destacar que a alergia ao leite é um tema que não está relacionado à intolerância à lactose, e muitas pessoas confundem as duas. A intolerância ocorre em pessoas que não produzem lactase, enzima responsável pela quebra da lactose do leite. Não tem relação com as proteínas do leite.


Embora sejam menos alergênicos e favoreçam a digestão, o sabor e cheiro dos leites de cabra e ovelha são muito fortes, o que nem sempre agrada ao consumidor. Além disso, o leite de ovelha em específico possui quase o dobro de proteínas e de gorduras que os outros dois. Desta forma, seu consumo deve ser feito com cuidado.


Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page