MAPA recolhe produtos de mais três empresas de petiscos para cães
Mais três empresas que fabricam alimentos para cães vão ter que realizar o recolhimento de alguns produtos. A determinação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida afeta os petiscos das empresas FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet e Upper dog.
A decisão é mais um desdobramento das investigações relacionadas às mortes de cães por intoxicação com propilenoglicol. Até o momento, a Polícia Civil de Minas investiga a morte de mais de 40 animais que consumiram produtos da empresa Bassar Pet Food. Segundo o Mapa, a medida é cautelar e faz parte das investigações que detectaram que os lotes de propilenoglicol adulterados foram usados para fabricar esses outros produtos.
O Mapa ressalta que o propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas. As investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol, oriundo de empresa sem registro.
A FVO Alimentos informou que já havia recolhido, de forma preventiva, todos os lotes dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho, mesmo sem existir indício de qualquer intercorrência relacionada aos produtos em questão. A empresa ainda informou que as demais marcas produzidas pela companhia continuam sendo comercializadas, não havendo dúvidas quanto à segurança para consumo dos pets. A Peppy Pet e Upper Dog não deram informações.
Da FVO Alimentos Ltda serão recolhidos os produtos Bifinho Bomguytos, Bifinho Qualitá e Dudogs. Já da Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais deverão ser recolhidos os produtos Bifinho Peppy Dog e Palitinho Peppy Dog. Da empresa Upper Dog comercial Ltda são os produtos Dogfy injetado.
Fonte: Hoje em Dia
Comentarios