top of page

Blog Pratic

Nova rotulagem promete ajudar no combate à obesidade



Dados da última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, mostraram que a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. Na época de divulgação da pesquisa, o então secretário de Vigilância em Saúde, disse que apesar de ter havido melhora no cardápio, o brasileiro ainda compra muitos itens calóricos e sem tanto valor nutricional.


O aumento da obesidade ocorre porque ainda há consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar. O excesso de peso é observado sobretudo entre pessoas de 55 e 64 anos e com menos escolaridade.


A ideia é que as embalagens passem a apresentar informações mais claras, com uma advertência frontal sobre a presença de ingredientes em excesso que podem fazer mal à saúde, como altos teores em açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. Os 3 formatos em discussão são: um triângulo preto (sugerido pelo Iced), um semáforo (proposta da indústria) e uma lupa (sugestão da própria Anvisa).


Além disso, estão previstas alterações na tabela nutricional, localizada na parte posterior da embalagem, incluindo padrão e porção determinada e quantidade de porções presentes na embalagem. Segundo a Anvisa, estudos científicos apontam que a tabela nutricional presente nos produtos “é de difícil compreensão e pouco utilizada pelos consumidores”.


Fonte: Veja


Comentarios


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page