top of page

Blog Pratic

O que significa a palavra acarajé?



Na língua africana iorubá, acarajé é a junção de acará (bola de fogo) + jé (comer). Ou seja, a palavra significa "comer bola de fogo".


Para as religiões de matriz africana, o acarajé é uma oferenda a Oyá, uma divindade do candomblé. A receita foi trazida ao Brasil há 300 anos por mulheres africanas escravizadas. O bolinho de acarajé é feito com o feijão fradinho, uma variedade de feijão-caupi. O recheio do acarajé leva camarão, pimenta, vatapá, caruru e salada.


Alguns relatos históricos revelam que a venda desse prato era uma importante fonte de renda para mulheres africanas no período da escravidão no Brasil. Isso porque, quando as mulheres escravizadas eram alforriadas, elas vendiam acarajé nas ruas para comprar a alforria de outras pessoas escravizadas.


A venda do acarajé pelas ruas deu origem a uma das primeiras profissões femininas do país. O Ofício das Baianas de Acarajé foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro em 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Fonte: G1

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page