Os carros são os culpados. Não as vacas.
Por Lívia Padilha
Um dos maiores conceitos que estão sendo perdidos em um esforço para reduzir as “emissões” é que o gado faz parte do ciclo do carbono, enquanto a extração de combustíveis fósseis está introduzindo novos gases de efeito estufa no meio ambiente.
Este gráfico ilustra o "ciclo do carbono da vaca" versus o "uso do carbono somente em uma direção" dos combustíveis fósseis (Sacred Cow, pág 135). É muito fácil dizer "vacas são ruins", mas este é um tópico cheio de nuances! Tem muita propaganda equivocada por aí, e aos poucos vamos desvendando estes mitos.
Na verdade, como tu já viu por aqui, as vacas são uma das nossas melhores chances de sequestrar carbono, se usarmos a agricultura regenerativa.
Tu sabe de onde vêm todas essas reivindicações de emissões exageradas contra o gado? Quando dizem que a produção de gado causa mais emissões de gases de efeito estufa (GEE) do que todo o setor de transporte?
Elas vêm de uma análise de 2006 da FAO, que afirmou que a pecuária produz 18% de todas as emissões de GEE, o que é mais do que o setor de transporte. Este número ainda é divulgado, embora os pesquisadores tenham admitido que foi uma avaliação injusta e reduziram o número.
Como esse número se tornou tão exagerado?
Os pesquisadores realizaram uma análise completa do ciclo de vida (do berço ao túmulo no gado) - considerando a alimentação, transporte de ração, processamento, transporte para as lojas e assim por diante - mas não fizeram esta mesma análise de ciclo de vida no setor de transporte. Ela nem existe na literatura, por ser muito complexa, como mostra o infográfico (Sacred Cow, pág 140).
Apenas as emissões diretas da queima de gasolina foram calculadas. Ou seja, todo os processos de como os carros ou aviões foram feitos, desde o metal extraído, a energia necessária para operar as fábricas e como transportar e refinar o petróleo, todos foram excluídos ... entendeu a diferença?
Então, embora eles tenham feito uma análise completa do ciclo de vida da pecuária, eles não fizeram o mesmo para o transporte, levando o público a pensar que a pecuária é pior do que a indústria de transporte.
Comparar as emissões do ciclo de vida do gado com as emissões diretas do setor de transporte é muito injusto, enganoso e prejudicial para entendermos quem de fato é vilão e quem é mocinho, quando o assunto são as emissões.
(Infográficos do livro Sacred Cow traduzidos do inglês para o português por Lívia Padilha)
Comments