top of page

Blog Pratic

Ovos enriquecidos: Uma abordagem nutricional e de qualidade



O ovo é reconhecido como uma excelente fonte de nutrientes essenciais e sua composição é basicamente 76% de água, 12,5% de proteínas, 9,5% de lipídeos, 1% de sais minerais e 0,7% de carboidratos (USDA, 2019). Além disso, é uma fonte de proteína de origem animal acessível consumida pela maior parte da população mundial. A riqueza nutritiva pode ser ainda mais aprimorada através do enriquecimento com elementos como ômega 3, selênio e vitamina E, oferecendo benefícios à saúde dos consumidores e abrindo novas oportunidades de mercado para a indústria de ovos.


De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor Internacional (2020), o Brasil ocupa o quarto lugar no consumo global de alimentos saudáveis (Ferreira et al., 2021), uma tendência que incentiva a produção de alimentos enriquecidos, incluindo os ovos. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) publicou em seu relatório anual que em 2023 o consumo de ovos no Brasil foi de 241 unidades por habitante (ABPA, 2024). Esse valor substancialmente elevado segue essa tendência desde 2018, mostrando que o brasileiro além de buscar uma fonte de proteína alternativa, também busca por uma opção saudável e de preparo prático e rápido para o consumo.


Atualmente o Brasil se encontra entre os dez maiores produtores mundiais de ovos, ocupando a sétima posição. Os ovos continuam sendo um alimento fundamental, agora enriquecidos nutricionalmente para atender às demandas modernas por dietas mais funcionais e saudáveis.O enriquecimento de ovos com aditivos, é uma prática comum no Brasil, e em outros países e comumente isso é feito com o uso de ingredientes na ração. Esses ovos representam um avanço significativo na nutrição, atendendo à crescente demanda por alimentos que contribuem diretamente para a saúde e bem-estar do consumidor.


Sendo um dos alimentos mais completos em termos nutricionais, os ovos oferecem quase todos os nutrientes necessários para saúde do corpo humano, com uma preparo simples e muitas vezes com preço acessível. O consumo de ovos tem uma longa história, sendo parte integrante da dieta humana há milênios , eles são ricos em proteínas de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, e além disso são fonte de vitaminas A, D, E e do complexo B, minerais como o ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio.


A ingestão de ovos enriquecidos nutricionalmente pode contribuir para uma melhor saúde cardiovascular. O aumento do conteúdo de ácidos graxos da classe ômega-3 nos ovos enriquecidos demonstrou reduzir os níveis de triglicerídeos e diminuir o risco de doenças cardíacas.

O uso de aditivos ou ingredientes específicos nas dietas de poedeiras é uma alternativa para melhorar o valor nutricional do produto final. As poedeiras ingerem a ração, depositando essa quantidade extra de vitamina e/ou mineral e/ou ácido graxo nos ovos. Essa estratégia da nutrição animal é simples, eficaz e não causa qualquer desconforto ou prejuízo a ave. As aves podem ser criadas em gaiolas ou livres, desde que sejam atendidas as suas necessidades nutricionais, de ambiência e de sanidade e bem estar.


Os ovos enriquecidos devem ser registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para garantir a segurança alimentar e a conformidade com a legislação. Essas informações destacam não apenas a importância histórica dos ovos, mas também seu papel na nutrição contemporânea, adaptando-se às necessidades atuais de saúde e bem-estar.


Fonte: Agrimidia

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page